Buscar

Qual a diferença entre prescrição de fundo e decadência no direito civil?

💡 2 Respostas

User badge image

Ivana T M Sales

Prescrição é a perda de uma pretensão de exigir de alguém um determinado comportamento; é a perda do direito à pretensão em razão do decurso do tempo. -Decadência é a perda de um direito que não foi exercido pelo seu titular no prazo previsto em lei; é a perda do direito em si, em razão do decurso do tempo.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Prescrição de fundo de direito ou prescrição nuclear caracteriza-se quando o direito subjetivo é infringido por um ato único, ocasião em que passa a transcorrer o prazo prescricional para exigência do cumprimento da obrigação. Findo esse prazo, extingue-se a pretensão e a possibilidade do credor fazer qualquer exigência ao devedor. Essa extinção afeta o direito como um todo.

Ex: Se o devedor se comprometer a pagar uma dívida à vista, no dia X e não o fizer, o prazo prescricional do credor inicia-se no dia seguinte e encerra-se 5 anos depois.

Essa prescrição está prevista no Decreto nº 20.910, de 1932, artigo 1.º, que dispõe:

  Art. 1º As dívidas passivas da União, dos Estados e dos Municípios, bem assim todo e qualquer direito ou ação contra a Fazenda federal, estadual ou municipal, seja qual for a sua natureza, prescrevem em cinco anos contados da data do ato ou fato do qual se originarem.

Nem a prescrição de fundo de direito, nem a prescrição comum se identificam com a decadência. Esta última refere-se ao prazo decorrido que gera a perda de um direito não exercido pelo seu titular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais