A maior rede de estudos do Brasil

um corpo parte em queda livre do topo de um predio de 200m ele atinge o solo com a velocidade aproximadamente de:​


3 resposta(s) - Contém resposta de Especialista

User badge image

RD Resoluções Verified user icon

Há mais de um mês

Um objeto encontra-se em queda livre quando a única força atuando sobre ele é a aceleração da gravidade. Note que a todo o momento estamos sobre ação da gravidade, porém se estivermos sentados, parados em pé, ou qualquer outra forma que não seja caindo, outras forças atuam no nosso corpo. Durante a queda livre, o corpo está sendo acelerado pela gravidade em direção ao centro do planeta.

Nesse contexto, é importante ressaltar e entender um fato muito importante: as forças de ação e reação atuam em corpos diferentes. Dessa maneira, como apenas o objeto está em queda livre e estamos desprezando a resistência do ar, não possuímos força de ação e reação, pois precisaríamos de outro corpo para realizar a segunda força.

A equação abaixo descreve o movimento de que da livre:


\[y\left( t \right) = {v_0} \cdot t + \dfrac{{g \cdot {t^2}}}{2}\]


\[v = \sqrt {2gh}\]

Em que \(y\) é a posição vertical do corpo no tempo \(t\), \(v_0\) a velocidade inicial, \(v\) a velocidade final, \(h\) a altura da qual o corpo cai e \(g\) a aceleração da gravidade.

No problema em questão, temos que:


\[\eqalign{ & v = \sqrt {2gh} \cr & v = \sqrt {2 \cdot \left( {10{\text{ }}\dfrac{{\text{m}}}{{{{\text{s}}^2}}}} \right) \cdot 200{\text{ m}}} \cr & v \cong 63,24{\text{ }}\dfrac{{\text{m}}}{{\text{s}}} }\]

Portanto, o corpo atinge o solo com uma velocidade de, aproximadamente, \(\boxed{63,24{\text{ }}\dfrac{{\text{m}}}{{\text{s}}}}\).

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos especialistas