Buscar

Sobre a coerência textual, é INCORRETO afirmar que:(A) A coerência é imaterial e não está na superfície textual. Compreender aquilo que está escrito

Sobre a coerência textual, é INCORRETO afirmar que: (A) A coerência é imaterial e não está na superfície textual. Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações. (B) A coerência é uma conformidade entre fatos ou ideias, própria daquilo que tem nexo, conexão, portanto, podemos associá-la ao processo de construção de sentidos do texto e à articulação das ideias. (C) A coerência textual dispensa o uso adequado dos conectivos, elementos que apenas colaboram para a estruturação do texto sem apresentar relação direta com a semântica textual. (D) Por serem os sentidos elementos subjetivos, podemos dizer que a coerência não pode ser delimitada, pois o leitor é o responsável pela constituição dos significados do texto. (E) A não contradição e o princípio da relevância são elementos básicos que garantem a coerência textual.

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A alternativa correta é a de letra A - A coerência é imaterial e não está na superfície textual. Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações.

Coerência textual é o que viabiliza o entendimento do que se quer transmitir no texto, sua função é construir sentidos para a textualidade, aliada então à coerência e a coesão. Desse modo, é através da coerência textual que acontece a concatenação de ideias no texto. Existem três tipos de coerência, argumentativa, descritiva e narrativa.

6
Dislike1
User badge image

BLACK

b

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais