Buscar

oque e a alegoria da caverna?​

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Platão viveu entre 427 e 347 a. C. e foi um filósofo e discípulo de Sócrates. Ele sempre se baseou no princípio de seus alunos deveriam aprender a criticar e pensar sobre si mesmos. Para eles, as pessoas têm os pensamentos por meio do mundo sensível (mundo material), onde as pessoas são enganadas pelos sentidos, também existe o pensamento racional onde o ser humano é levado pela razão e atinge o mundo das ideias.

Tratando mais especificamente de de sua Teoria das ideias (pela qual se destacou), Platão, a grosso modo, divide a realidade em dois mundos: o mundo das ideias, no qual estariam as “referências” para tudo que existe, e o mundo sensível, aquele a que temos acesso por meio dos nossos sentidos, no qual tudo que existe nada mais é que uma cópia de um elemento do mundo das ideias. Seu nome ganha destaque também pelo Mito da Caverna.

O Mito da Caverna consiste em uma metáfora elaborado por Platão, importante filósofo grego. Em suma, trata-se de uma analogia para explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos e o esforço que é preciso para alcançar o verdadeiro mundo real, fundamento da razão.

O Mito da Caverna é uma história de que havia um grupo de pessoas que habita uma grande caverna. Todos estavam presos por correntes e eram forçados a cavar somente na parede que ficava ao fundo da caverna. Na caverna havia ainda uma fogueira em que refletia a sombra dos indivíduos na caverna e estes imaginavam que as sombras eram a realidade. Certo dia uma das pessoas se libertou e saiu para o mundo exterior. Foi assustado pela luz e pelo mundo exterior e desejou voltar para a caverna para compartilhar com os demais sobre o que viu. No entanto, os outros não acreditaram em suas histórias e o chamaram e o mataram para evitar que suas ideias atraíssem outras pessoas para os perigos da insanidade.

2
Dislike0
User badge image

Marcelo Henrique

A Alegoria da Caverna, apresentada pelo filosofo grego Platão em uma de suas obras mais importantes, A República, seria parte de um diálogo entre Glauco, o irmão de Platão, e Sócrates, o mentor de Platão, narrada pelo próprio Sócrates. Quando relacionada com o capítulo que a sucede, Analogia da Linha Dividida, e com o capítulo que a antecede, Analogia do Sol, a Alegoria da Caverna é entendida como tratando da percepção do mundo a nossa volta.

 

fonte:https://www.infoescola.com/filosofia/alegoria-da-caverna/

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais