Buscar

Quais os fatores responsáveis pela variação de temperatura na terra

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Os fatores responsáveis pela variação da temperatura na terra são o movimento de translação, de rotação, a latitude, a altitude, continentalidade e a maritimidade.

A rotação da Terra é a rotação do planeta Terra em torno do seu próprio eixo, onde a Terra gira para o leste, em movimento progressivo. A translação da Terra é o movimento deste planeta em torno do Sol, que é a estrela central do sistema solar. A Terra descreve seu entorno como uma órbita elíptica. Tanto a translação quanto à rotação influenciam na temperatura terrestre pois tais fenômenos alterar a incidência de luz solar na Terra.

A latitude é medida em graus a partir da linha do Equador a um ponto x, variando um total de 90°, podendo ser referente a norte (N) e sul (S). Ela interfere na incidência de raios solares sobre os territórios. As regiões mais próximas a linha do Equador (0°) tendem a ser mais quentes, devido a maior incidência solar.

A altitude é a distância medida entre um ponto x e o nível do mar. Nos lugares de maior altitude a temperatura tende a ser menor; isto porque o ar mais rarefeito tem dificuldades em reter o calor.

A continentalidade refere-se ao fator de um clima mais seco quando o local apresentar uma maior distância do oceano. Isso porque não sofrerá a influência das massas de ar úmidas vindas do oceano.

Por fim, a maritimidade é referente a influência sofrida pelos territórios próximos ao oceano. As cidades próximas a oceanos costumam ter um maior índice de pluviosidade, assim como uma maior umidade.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais