Buscar

Faz cerca de vinte anos que “globalização” se tornou uma palavra-chave para a organização de nossos pensamentos no que respeita ao funcionamento do

Faz cerca de vinte anos que “globalização” se tornou uma palavra-chave para a organização de nossos pensamentos no que respeita ao funcionamento do mundo. A palavra “globalização” entrou recentemente em nossos discursos e, mesmo entre muitos “progressistas” e “esquerdistas” do mundo capitalista avançado, palavras mais carregadas politicamente passaram a ter um papel secundário diante de “globalização”. A globalização pode ser vista como um processo, uma condição ou um tipo específico de projeto político. David Harvey. Espaços de Esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2006. p. 79. Acerca das características políticas e culturais decorrentes do processo de globalização, avalie as afirmativas a seguir: I - Dentre as características políticas do processo de globalização, podem ser identificados a diminuição dos poderes dos Estados Nacionais como entidades autônomas diante de blocos regionais (União Europeia, MERCOSUL, entre outros). II - Em vários países, houve a adoção de princípios liberais democráticos e neoliberais, sobretudo com o fim da Guerra Fria, simbolizado na queda do Muro de Berlim em 1989. III - Os processos de homogeneização e integração de culturas foram sintetizados pela “aldeia global”, ao mesmo tempo em que ocorreu a valorização de identidades locais, expressas naquilo que se denominou “multiculturalismo”. É correto o que se afirma em: A) III, apenas. B) I, II e III. C) I e III, apenas. D) II, apenas. E) I, apenas.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A afirmativa I cita incorretamente a perda de poder dos Estados Nacionais, haja vista que os blocos econômicos apresentam influencia, porém não reduziram as influencias dos Estados, como os Estados Unidos, que se manteve soberano, ou a China, Índia, Japão, entre outros.

A afirmativa II cita de forma incorreta a adoção de princípios liberais por conta da globalização, haja vista que estamos passando por um processo (ou retrocesso) nas políticas atuais.

A afirmativa III cita corretamente o “multiculturalismo”, haja vista que há tentativas de imposição cultural, mas as culturas locais se mantém e resistem à globalização.

Portanto, a alternativa que cita apenas a afirmativa III como correta é a letra A.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais