Buscar

Quais as razões e consequências da vinda da corte portuguesa para o Brasil em 1808​?

💡 3 Respostas

User badge image

Ellen Paixão

O principal fator foi com certeza o bloqueio continental feito pela França para enfraquecer a Inglaterra -que possuia fortes laços comerciais com portugal a partir do Tratado de Methuen e não podia concordar.Logo, com a ameaça à corte poruguesa, fez-se necessário a fuga para o brasil (principal colônia portuguesa).Como consequência: o fim do pacto colonial, a abertura dos portos e maior desenvolvimento da região que com tamanha importância passa a ser reconhecida como Reino Unido à Portugal.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A corte portuguesa iniciou sua vinda ao Brasil em 28 de novembro de 1807 e atracaram em terras brasileiras no dia 22 de janeiro de 1808. Essa vinda aconteceu como forma de refúgio da família de D. João e serviu como garantia de que Portugal continuasse independente, mesmo quando ameaçado de invasão por Napoleão, que realizou um bloqueio continental de modo que países europeus fechassem suas portas para a Inglaterra e quando teve o bloqueio continental negado por Portugal, decretou a conquista do país. A vinda da família real Portuguesa para o Brasil influenciou diretamente na cultura da época, isso fez com que houvessem mudanças no mobiliário e na moda da época, diversificando muito o comércio.
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais