Buscar

Considerando um experimento em que um aluno precisou calcular a densidade de duas amostras de água , uma salgada e outra destilada. Para realizar a

Considerando um experimento em que um aluno precisou calcular a densidade de duas amostras de água , uma salgada e outra destilada. Para realizar a tarefa,ele mediu a massa de 50 mililitros de água destilada e 50 mililitros de água salgada e dividiu o valor registrado por 50. De acordo com seus conhecimentos, o valor de massa indicado na balança será igual para os dois tipos de àgua ?Justifique sua resposta.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A Física trata-se da ciência que dedica-se ao estudo e analise da natureza (também chamado de “mundo natural” e/ou “universo físico”) e seus fenômenos. Seu objetivo é descrever matematicamente e explicar com base nas leis e teorias da Física os fenômenos, suas relações, propriedades e consequências.

Nesse contexto, a densidade trata-se de uma grandeza que relaciona massa e volume. Seu cálculo é realizado pela seguinte expressão:


\[\boxed{d = \dfrac{m}{V}}\]

Em que \(d\) é a densidade, \(m\) a massa da grandeza e \(V\) o volume.

No problema em questão, o valor da massa indicado na balança será superior para a água salgada, visto que ela contém partículas de sal e fica com uma massa superior à da água destilada. Para se ter em mente, a água destilada tem densidade aproximada de \(1,00\text{ }\dfrac{\text{ g}}{\text{cm}^3}\), enquanto a água salgada possui densidade aproximada de \(1,03\text{ }\dfrac{\text{ g}}{\text{cm}^3}\).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais