Buscar

Eu tenho dois problemas com a OTAN. Número 1, ela é obsoleta. Quando a OTAN foi criada várias décadas atrás, nós éramos um país diferente. Havia uma

Eu tenho dois problemas com a OTAN. Número 1, ela é obsoleta. Quando a OTAN foi criada várias décadas atrás, nós éramos um país diferente. Havia uma ameaça diferente. A União Soviética era (…) certamente muito mais poderosa do que a Rússia atualmente. (…) E eu acho que a OTAN é obsoleta porque nesse exato momento não temos alguém cuidando do terrorismo, e nós deveríamos estar preocupados com o terrorismo. (…) A OTAN é economicamente injusta para nós, os Estados Unidos. Porque ela de fato os beneficia [os demais países-membros] mais do que aos Estados Unidos, e nós pagamos uma parte desproporcional [dos custos]. (…) Então a OTAN é algo que naquela época [da Guerra Fria] era excelente. Hoje, ela precisa ser mudada. Ela tem que ser mudada para incluir o terrorismo. Ela tem que ser alterada do ponto de vista [da divisão] dos custos porque os Estados Unidos carregam de longe a maior parte dos custos da OTAN. (TRUMP, 2016, s.p.) A declaração do presidente norte-americano Donald Trump não é original, como se poderia imaginar. As críticas norte-americanas à funcionalidade e relevância da OTAN remontam ao governo do presidente Clinton. Além disso, dúvidas sobre o futuro da OTAN não se limitavam aos Estados Unidos. Do outro lado do Atlântico Norte, igualmente, os países europeus nutriam sérias dúvidas sobre o futuro da Organização após a Guerra Fria. Em que se fundamentavam as dúvidas desses países europeus? Assinale a alternativa CORRETA: 1. Londres acreditava que a OTAN fortalecia militarmente países de menor expressão econômica como Grécia e Portugal, ao passo que Paris temia que a expansão bélica significaria um perigo para a paz mundial. 2. Londres acreditava que a OTAN fortalecia o poder de barganha das nações que mantinham um relacionamento diplomático mais estreito com os EUA, ao passo que Paris temia chantagens feitas pelos norte-americanos. 3. Londres temia que uma expansão diluísse a aliança, ao passo que Paris acreditava que a incorporação das ex-repúblicas soviéticas ampliaria excessivamente a influência dos EUA sobre a Europa. 4. Londres torcia pelo fim de todo e qualquer laço militar com os EUA e os seus pares da EU temendo um endividamento coletivo, ao passo que Paris acreditava que a OTAN limitava os investimentos internos em armamentos. 5. Londres temia que uma expansão afastaria os países periféricos da américa-latina, África e Ásia, ao passo que Paris acreditava que a OTAN poderia significar a falência militar das nações europeias.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Após a Segunda Guerra Mundial, as nações participantes se encontrava aos frangalhos em razão da destruição territorial, como econômica e política. Entretanto, apenas os Estados Unidos se “safou” das grandes perdas. Nesse sentido, temendo um novo embate os países europeus juntamente com os Estados Unidos formaram uma aliança militar, na qual, se houvesse qualquer ataque ou invasão os países-membros se manifestariam contra o agressor.

Para tanto, o atual governo dos Estados Unidos possui convergência com o imediatismo, recheado de escândalos irrisórios. Dentro do contexto apresentado temos que o resultado correto para o questionamento é “3. Londres temia que uma expansão diluísse a aliança, ao passo que Paris acreditava que a incorporação das ex-repúblicas soviéticas ampliaria excessivamente a influência dos EUA sobre a Europa.”

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados