Buscar

A avaliação de natureza criterial e normativa visa verificar as aprendizagens dos alunos em função dos objetivos estabelecidos, com a finalidade de

A avaliação de natureza criterial e normativa visa verificar as aprendizagens dos alunos em função dos objetivos estabelecidos, com a finalidade de qualificar seus desempenhos e certificar os estudos realizados e concluídos com êxito.?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para tanto, o método de avaliação deve levar em conta a especificidade do conhecimento abordado. No campo da matemática, a avaliação está tradicionalmente concentrada nos conhecimentos específicos e na contagem de erros. Avaliar e planejar são ações precípuas do trabalho pedagógico. Contudo, muitas vezes a avaliação e o planejamento podem está dissociados, na medida em que a concepção de avaliação do professor não produz um planejamento coerente com os resultados identificados em termos de aprendizagem e, portanto, coerente com as necessidades de aprendizagens do aluno.

Por outro lado, o planejamento nem sempre produz uma ação avaliativa coerentes com os objetivos de aprendizagem nele prescrito. Essa dissonância está associada a concepções de avaliação e de planejamento que não levam em consideração, respectivamente, decisão e subsídio. Contudo, a avaliação deve levar em conta a especificidade do conhecimento tratado. De fato, se o conhecimento matemático tem uma forma própria de produção e expressão, então ele requer uma abordagem que considere as características desse conhecimento.

0
Dislike0
User badge image

Andréa Duarte Roque

A utilização das designações de avaliação criterial e de avaliação normativa poderá levar a pensar que estamos perante mais dois tipos de avaliação a juntar, por exemplo, à sumativa ou à formativa. É preciso clarificar que mais do que de dois tipos de avaliação se trata de duas interpretações que têm como base referentes distintos. Trata-se de perspectivar diferentemente o processo avaliativo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais