Buscar

A globalização indica um potencial crescente de comunicação e conexão entre as estruturas econômicas, culturais e políticas dos vários países do mundo

A globalização indica um potencial crescente de comunicação e conexão entre as estruturas econômicas, culturais e políticas dos vários países do mundo. Esse processo, no entanto, manifesta-se de forma assimétrica. O que queremos dizer com isso?Uma simples alteração de taxa de juros por parte do Banco Central norte-americano (Federal Reserve) traz impactos muito mais sérios e duradouros para as economias brasileira, mexicana, do que estas poderiam trazer para a economia norte-americana. Uma desvalorização da moeda japonesa acarreta transtorno global muita maior do que uma crise social grave na Indonésia. A eleição do primeiro-ministro conservador ou progressista na Inglaterra produz mais efeitos sobre o restante das políticas desempenhadas em outros países do que a morte do ditador da Síria, depois de trinta anos no poder.Alexandre de Freitas Barbosa, em seu livro O MUNDO GLOBALIZADO: ECONOMIA, SOCIEDADE E POLÍTICA, afirma o acima transcrito referindo-se a uma distinção internacional dos efeitos da globalização entre, respectivamente:A. Países ricos e países pobres.B. Países globalizadores e países globalizados.C. Países integrantes da ONU e não integrantes.D. Países importadores e países exportadores.E. Países onde predominam alfabetizados e outros onde prevalecem os analfabetos.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A globalização é um processo de aproximação entre as mais variadas nações e sociedades existentes no mundo, no terreno social, econômico, político e cultural; mas a globalização é principalmente sobre a associação de mercados entre diferentes países.

Os países globalizadores, que tendem a sempre ser os mais desenvolvidos, são aqueles que irão influenciar os processos de globalização dos países globalizados, que tendem a sempre ser os subdesenvolvidos.

O texto do enunciando claramente se refere a uma distinção internacional dos efeitos da globalização entre países globalizadores e países globalizados; portando a alternativa correta é a “B. Países globalizadores e países globalizados”

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais