Buscar

considere uma encosta perpendicular ao solo, sendo que há uma árvore distante 50 metros da encosta que possui um ângulo de elevação da sua implantação

considere uma encosta perpendicular ao solo, sendo que há uma árvore distante 50 metros da encosta que possui um ângulo de elevação da sua implantação no solo ( pé da árvore ) até o topo da encosta com 60º. com base nisso, qual a distância da implantação da árvore ao topo da encosta?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para resolver o problema, basta usarmos conceitos de trigonometria. Se imaginarmos a situação descrita, teremos o seguinte esboço do cenário:


Triângulo retângulo com vértices genéricos/ Fonte: Brasil escola

Onde o vértice \(A\) corresponde à implantação da árvore e o lado \(BC\) representa a encosta (repare que \(AC= 50 \ \ m\)).

Assim, se tratando de um triângulo retângulo, se quisermos achar a distância entre a implantação da árvore e o topo da encosta, estaremos calculando a hipotenusa \(AB\) do esquema. Como o ângulo \(B\widehat AC\) possui \(60º\) (dado no enunciado), temos:

\[cos(60º)=\dfrac{50}{AB}\\\Rightarrow AB=\dfrac{50}{cos(60º)=100}\]

Portanto, a distância entre a implantação da árvore e o topo da encosta é de: \(\boxed{100 \ \ m}\).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais