Buscar

Em uma região do norte do Chile, contou-nos um agrônomo que, em seu trabalho normal, encontrou uma comunidade camponesa totalmente impotente em face

Em uma região do norte do Chile, contou-nos um agrônomo que, em seu trabalho normal, encontrou uma comunidade camponesa totalmente impotente em face do poder destruidor de uma espécie de roedores que dizimavam sua plantação. Perguntando-lhes o que costumavam fazer em tais casos, ouviu dos camponeses que, ao lhes ser imposto pela primeira vez, semelhante “castigo”, haviam sido salvos por um sacerdote. “Como?” indagou o agrônomo. “Fez umas orações e os ´animalitos` fugiram assustados até o mar, onde morreram afogados”, responderam. Do ponto de vista educativo, o que um pedagogo pode fazer para uma comunidade que se encontra em tal nível de compreensão dos fenômenos? Como substituir os procedimentos “mágicos” destes homens frente à natureza? Como fazer isso sem ferir sua cultura e crença?

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

A Pedagogia trata-se da ciência responsável pelo processo educacional e pelo desenvolvimento do indivíduo como um todo.

Por sua vez, a educação trata-se de um fenômeno presente na sociedade e nos grupos constitutivos dessas que é responsável pela evolução da sociedade através da aquisição de conhecimentos. A educação pode ser dividida em educação formal e informal, a educação informal é produzida a partir de necessidades imediatas da vida, já a educação formal é como o conhecimento escolar, dividindo tarefas e com limite no processo de socialização mas, de certo modo, a educação formal contém em si a informal, visto que o educador não se limita a transmitir conteúdo.

Nesse cenário, o pedagogo é um educador profissional da Pedagogia, que possui as competências para atuar em espaços escolares e não-escolares com o estabelecimento do ensino e seus processos nas mais diferentes fases. Em sua atuação, o pedagogo auxilia por meio da capacitação dos professores nos ramos em que eles forem mais necessários. Além disso, ele aconselha os profissionais da escola a utilizarem novas formas de educar ou até mesmo novas abordagens para com os alunos.

Na situação em questão, o pedagogo deve aos poucos ir inserindo na comunidade as explicações racionais acerca do fenômeno em questão, mostrando a solução correta a ser adotada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais