Buscar

As nomenclaturas dos compostos a seguir estão incorretas, segundo as normas da IUPAC. Monte asesuturas desses compostos e corrija suas respectivas

As nomenclaturas dos compostos a seguir estão incorretas, segundo as normas da IUPAC. Monte asesuturas desses compostos e corrija suas respectivas nomenclaturas.aj 5-terc-butil-hept-2-ino- b) 3-metil-6-etil-oct-4-eno​

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O primeiro passo para nomear de forma correta um determinado composto é encontrar a cadeia principal. A cadeia principal de um hidrocarboneto é aquela que possui o maior número de carbonos que contenha as ligações duplas e triplas. Se duas sequência forem de tamanhos iguais, como por exemplo o problema a), a cadeia principal será aquela com mais ramificações.

A)

A imagem a seguir é a estrutura proposta pelo exercício com nomenclatura incorreta. A cadeia principal está destacada em vermelho.


primeiro

Essa cadeia principal incorreta possui 7 carbonos, mas existe outra cadeia com 7 carbonos e mais ramificações que respeita a definição da cadeia principal mencionada anteriormente.


Segundo

Novamente, a cadeia principal está em vermelho e as ramificações em azul. Essa é a cadeia principal correta. Assim, a nomenclatura correta é:

\[\boxed{\text{5-etil-6,6-dimetil-hept-2-ino}}\]
Pela regra da IUPAC, os nomes das ramificações devem ser escritos em ordem alfabética, ignorando os prefixos (di, tri, …, etc). Por isso, ETIL é escrito antes de DIMETIL.

B)

Analisando a estrutura proposta pelo exercício, observa-se que a cadeia principal está correta, como pode ser observado na imagem a seguir. O erro da nomenclatura está no fato de que as ramificações não estão em ordem alfabética.


terceiro

Assim, a nomenclatura correta é:$$\boxed{\text{6-etil-2-metil-oct-4-eno}}

$$

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais