Buscar

É chamado de etnocêntrico o grupo ou sociedade que considera o seu modo de vida – a sua cultura – superior ao modo de vida de outros grupos ou

É chamado de etnocêntrico o grupo ou sociedade que considera o seu modo de vida – a sua cultura – superior ao modo de vida de outros grupos ou sociedades. A respeito dos primeiros contatos entre os portugueses e os indianos, chineses e japoneses, assinale as afirmativas corretas. Os portugueses, em todas as situações, manifestaram claro sentimento etnocêntrico. O etnocentrismo português pode ser observado no contato com os indianos e japoneses, entretanto, em relação à China, os portugueses reconheceram tratar-se de uma civilização muito desenvolvida. O fato de os jesuítas terem de aprender a língua do local onde desejavam se fixar mostra que não tinham nenhum sentimento etnocêntrico. O etnocentrismo poderia ser percebido de ambas as partes porque tanto os europeus quanto os orientais tomavam a sua cultura como superior. O etnocentrismo fez que os europeus considerassem os povos do Oriente como pouco desenvolvidos.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Na história mundial temos diversos períodos em que determinadas nações se estabeleciam como únicas dominantes, tal ação é denominado de etnocentrismo. Iniciamos com os Egípcios, os Babilônicos, os Romanos com a Igreja Católica. Seguindo uma linha temporal temos a Alemanha nazista, e atualmente os Estados Unidos.

Conforme o exposto referente a temática depreende-se que o resultado correto para o questionamento é “O etnocentrismo português pode ser observado no contato com os indianos e japoneses, entretanto, em relação à China, os portugueses reconheceram tratar-se de uma civilização muito desenvolvida.”

2
Dislike1
User badge image

Luiz Ricardo Amaral

Não está correta sua resposta
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais