Buscar

EFOMM 2005 - Um exemplo de crase facultativa encontra-se na alternativa ( a ) “Quando chego à ultima curva, a respiração se faz difícil.” ( b ) “e

EFOMM 2005 - Um exemplo de crase facultativa encontra-se na alternativa ( a ) “Quando chego à ultima curva, a respiração se faz difícil.” ( b ) “e passo a passo caminhou comigo” ( c ) O autor aludia a sua mãe como se ela ainda vivesse. ( d ) “... e esta roseira deve saber também, mas, sem qualquer vaidade, continua a expor as suas rosas.” ( e ) “Quanto àquele canteiro, que as rolinhas estão ciscando...”

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

Pela norma ortográfica da língua portuguesa, sabe-se que existem regras para uso de crase. Seu uso é obrigatório para os casos: antes de palavras femininas com substantivos e adjetivos que necessitam da preposição “a” ou verbos com regência construída pela preposição “a”; em expressões adverbiais, locuções prepositivas e locuções conjuntivas; antes da indicação exata de horas; em expressões de modo ou circunstância.

Portanto, a crase é considerada facultativa em algumas situações: antes de pronomes possessivos, antes de nomes próprios femininos (exemplo: doei o livro à Betânia), depois da preposição “até” prosseguida de substantivos femininos (exemplo: não vamos, resolvemos até às últimas investidas).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais