Buscar

Leia o poema de Casimiro de Abreu:SaudadesNas horas mortas da noiteComo é doce o meditarQuando as estrelas cintilamNas ondas quietas do mar;Quando a

Leia o poema de Casimiro de Abreu: Saudades Nas horas mortas da noite Como é doce o meditar Quando as estrelas cintilam Nas ondas quietas do mar; Quando a lua majestosa Surgindo linda e formosa, Como donzela vaidosa Nas águas se vai mirar! Nessas horas de silêncio De tristezas e de amor, Eu gosto de ouvir ao longe, Cheio de magoa e de dor, O sino do campanário Que fala tão solitário Com esse som mortuário Que nos enche de pavor. Então - Proscrito e sozinho – Eu solto aos ecos da serra Suspiros dessa saudade Que no meu peito se encerra Esses prantos de amargores São prantos cheios de dores: Saudades - Dos meus amores Saudades - Da minha terra! Analise o texto e assinale qual a alternativa está correta: a) É um texto narrativo com fundamentos da função poética. b) É um texto descritivo com fundamentos da função metalinguística. c) É um texto dissertativo com fundamentos da função fática. d) É um texto descritivo com fundamentos da função fática. e) É um texto narrativo com fundamentos da função conativa.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Um poema é uma obra de poesia , tradicionalmente de certa extensão. Tipicamente, é composto em verso , estando ou não sujeito aos recursos poéticos clássicos de métricas , ritmo e rima ; embora também haja poemas em prosa ( poesia em prosa , poema em prosa ). Um longo poema pode ser dividido em "músicas" e um curto em estrofes . Um conjunto de poemas é um poema( livro de poemas ou coleção de poemas).

É muito comum fazer antologias de poemas e competições de poesia ( jogos florais ). Joachim du Bellay , em Defesa e Ilustração da Língua Francesa (" Defesa e Ilustração da Língua Francesa ", 1549), define o poema como uma "escuta em verso de assez grande étendue". de uma extensão razoavelmente grande '').

O poema sinfônico é uma composição musical para orquestra, forma livre e desenvolvimento sugerido por uma ideia poética ou obra literária.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa B.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais