Buscar

explique a diferença entre a independência da América Portuguesa e América Espanhola.​

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

As revoluções na América Latina e na América do Norte eram comparáveis em suas origens intelectuais. Líderes revolucionários em ambas as regiões foram em parte motivados por ideais de autogoverno que podem ser atribuídos ao Iluminismo. Ambos também foram motivados por sua insatisfação com as condições do domínio colonial e acreditavam que suas colônias haviam superado a necessidade de permanecer em um império mais amplo.

Os espanhóis encontraram sociedades nativas razoavelmente desenvolvidas, que foram decapitadas e reorganizadas como o núcleo do empreendimento colonial. Eles também foram claros em sua busca de metais preciosos, dos quais encontraram abundância, principalmente prata.

Por outro lado, os portugueses não encontraram na América nem algo próximo da política mesoamericana ou andina, nem de metais preciosos. O processo de colonização foi mais aleatório, com as colônias iniciais (quinze no total) dadas como propriedades pessoais e hereditárias dos nobres portugueses ( donatários ), inicialmente para explorar o palo brasil e, mais tarde, a produção em grande escala de açúcar, tabaco e mandioca.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais