Buscar

o capitalismo é o nascimento da sociologia ​

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A Sociologia é o estudo científico da sociedade, padrões de relações sociais, interação social e cultura da vida cotidiana. É uma ciência social que usa vários métodos de investigação empírica e análise crítica para desenvolver um corpo de conhecimento sobre ordem social, aceitação e mudança ou evolução social.

Para explicar seu surgimento, devemos contextualizar a Europa nos séculos XVIII e XIX, que vivia um momento de fortes transformações econômicas, políticas e sociais, devido a Revolução Industrial, a Revolução Francesa, Guerras Napoleônicas, independência nas colônias europeias (inclusive o Brasil), diminuição das distâncias com desenvolvimento dos transportes, Inglaterra como grande potência hegemônica, entre outros. Todos esses fatores contribuíram para o desenvolvimento e surgimento tanto da Economia como da Sociologia, dado que os pensadores passam a se interessar cada vez mais por compreender essas transformações que o mundo passava. tentando entender como a divisão do trabalho, fruto da revolução industrial, havia A economia teve em Adam Smith com o livro “A Riqueza das Nações em 1776, o surgimento da ciência econômica, revolucionado o modo de produção nas sociedades modernas.

Portanto, podemos afirmar que o regime capitalista instaurado junto com a Revolução Industrial foi um dos principais motivadores para a origem da Sociologia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais