Buscar

De acordo com o positivismo, como a sociedade deveria ser estudada?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O positivismo é um pensamento científico que diz que o verdadeiro conhecimento é o conhecimento científico e que esse conhecimento só pode vir da declaração da hipótese através do método científico. É levado em conta que também tem um certo parentesco com o empirismo. Um de seus principais pioneiros nos séculos XVI e XVII foi o filósofo, político, advogado, escritor e chanceler da Inglaterra Francis Bacon.

O positivismo é marcado por três ideias principais:

  • A hipóteses fundamental de que a sociedade humana é regulada por leis naturais, invariáveis e independentes da vontade e ação humana;
  • Por conta disso, os métodos para se conhecer a sociedade são os mesmos utilizados para conhecer a natureza;
  • Assim como nas ciências da natureza são objetivas, neutras e livres de juízos de valor, a ciências da sociedade devem obedecer aos mesmos princípios.
Portanto, de acordo com o Positivismo, a sociedade deveria ser estudada através dos método científico que, por sua vez, pauta-se na racionalidade e no conhecimento científico.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais