A maior rede de estudos do Brasil

qual tipo de dado Central é possível destacar sobre a globalização?​


3 resposta(s) - Contém resposta de Especialista

User badge image

RD Resoluções Verified user icon

Há mais de um mês

A globalização econômica pode ser caracterizada como um processo de cunho histórico, resultado da inovação humana e do progresso tecnológico. Refere-se à crescente integração das economias em todo o mundo, particularmente através do movimento de bens, serviços e capital através das fronteiras. O termo às vezes também se refere ao movimento de pessoas (trabalho) e conhecimento (tecnologia) através das fronteiras internacionais. Há também dimensões culturais, políticas e ambientais mais amplas da globalização.

O termo "globalização" começou a ser usado mais comumente na década de 1980, refletindo os avanços tecnológicos que tornaram mais fácil e mais rápido concluir as transações internacionais - tanto comerciais quanto financeiros. Refere-se a uma extensão além das fronteiras nacionais das mesmas forças de mercado que operaram durante séculos em todos os níveis da atividade econômica humana - mercados de aldeias, indústrias urbanas ou centros financeiros.

Existem inúmeros indicadores que ilustram como mercadorias, capital e pessoas se tornaram mais globalizados. O valor do comércio (bens e serviços) como porcentagem do PIB mundial aumentou de 42,1% em 1980 para 62,1% em 2007. O investimento estrangeiro direto aumentou de 6,5% do PIB mundial em 1980 para 31,8% em 2006.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos especialistas