Buscar

como surge o processo de urbanização ​

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A urbanização é um processo que ocorre há muito tempo. É um processo que está relacionado ao aumento do tamanho das cidades ou dos agrupamentos sociais e da expansão da população destes. Ocorre que, na medida que o tempo passou, a sociedade passou a fazer o uso do território de diferentes maneiras, o que provocou, por vezes, alteração na densidade populacional nas regiões.

O processo de urbanização ocorreu de formas diferentes em diferentes partes do mundo. É um processo que é caracterizado por um aumento concentração populacional das cidades pelo fato destas terem grande poder de atração. O fato é que as cidades são polos de atração de venda de mercadorias porque são áreas geográficas que possuem um grande mercado consumidor que, obviamente interessa às firmas e agentes que querem lucrar com as vendas.

O processo de urbanização, além de tudo isso, também orientou um grande aumento dos impactos do homem no meio ambiente. A pavimentação de regiões, a construção de viadutos, a criação de sistemas de obtenção de energia, a construção de hidroelétricas, a construção de toda a infraestrutura das cidades causou gigantescos impactos no meio ambiente. A urbanização, dessa forma, por um lado aumentou o tamanho das cidades e das populações, mas orientou uma lógica de destruição do próprio planeta Terra.

Nesse contexto, vale ressaltar que a industrialização leva à urbanização, criando crescimento econômico e oportunidades de emprego que atraem as pessoas para as cidades. A urbanização geralmente começa quando uma fábrica ou várias fábricas são estabelecidas dentro de uma região, criando assim uma alta demanda por mão de obra da fábrica.

0
Dislike0
User badge image

Fernanda Cruz

Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais