Buscar

qual a definição de política segundo weber​

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A sociologia de Weber, buscava entender a sociedade, baseada na condição que os indivíduos criam a partir de sentidos compartilhados. A ação social de Weber caracteriza o seu conceito como racional, onde um agente associa um sentindo socialmente compartilhado, uma ação orientada por outro tendo o outro como referencial.

Max Weber foi um dos percursores da sociologia econômica e acreditava que sua função como sociólogo era de compreender as ações sociais e suas lógicas causais. Weber afirma que o desenvolvimento do homem se dá a partir de ações sociais, sejam elas racionais ou irracionais, podendo ser resumida em 4 tipos de ações sociais: racional com relação a fins, racional com relação a valores, afetiva e tradicional.

Ademais, entende-se que para Weber, o Estado era utilizado como instrumento de dominação e poder, utilizando a força física dentro de seu território. Para ele, o Estado se desenvolveu a partir do Capitalismo Ocidental, e é dotado de legitimidade e dominação legal.

Ainda segundo Weber partidos políticos são organizações que lutam, de maneira não coercitiva, pelo domínio político e buscam oportunidades de diferentes tipos para seus militantes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais