Buscar

explique por que a presença do carbonato de sódio em comprimido efervescente atrapalha a determinação direta da massa do bicarbonato de sódio?

💡 4 Respostas

User badge image

Guilherme Nobre

o carbonato tende a se dissolver, formando uma mistura homogenea de massa distinta à massa do bicarbonato de sodio

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O teste mais utilizado para verificar a presença de sais de carbonato é uma reação que possui uma solução ácida diluída que leva à liberação de bolhas do dióxido de carbono gasoso e segue a reação: NaHCO3 + HCl = NaCl + H2O + CO2. Um teste adicional é de extrema importância para diferenciarmos o bicarbonato de sódio e carbonato de sódio .

Usando uma pipeta de plástico, adicione cerca de 2 ml da solução de ácido clorídrico ao primeiro béquer. Se bolhas do gás (dióxido de carbono) evoluem intensamente durante a reação, então a amostra é um sal carbonato (NaHCO3 ou Na2CO3);

Corte um pedaço do papel de pH hidrion cerca de 1,5 centímetros de comprimento. Segurando uma extremidade da tira de papel, mergulhe a outra extremidade na solução no segundo béquer por 1 a 2 segundos e retire-a. A parte do papel que se encontra dentro da solução terá sua cor alterada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais