Buscar

5)Considere o texto abaixo: Em algumas regiões do semiárido brasileiro ocorre um fenômeno humano pitoresco a época das grandes secas, quando a falta

5)Considere o texto abaixo: Em algumas regiões do semiárido brasileiro ocorre um fenômeno humano pitoresco a época das grandes secas, quando a falta de água afeta todos os aspectos de sobrevivência, as mulheres sobem o morro em procissão. Elas levam pedras na cabeça. Sao pedras de diversos tamanhos, escolhidas por elas mesmas, de acordo com a força ou o desejo de sacrificar-se. A subida é longa e o sol é intenso. O cansaço é intolerante. Quando chegam ao alto do morro, elas depositam as pedra nos pés de um cruzeiro.Fazem suas rezas, suplicando que Deus aceite suas pedras- seus sacrifícios - trocando as por chuva. A crença popular é que este ritual é capaz de sensibilizar a divindade, que fará chover e propiciara a vida novamente. De acordo com o pensamento marxista, esta atividade religiosa é praticada para compensar a miséria. Diante de situações de extrema pobreza, ao perceberem a incapacidade humana de resolver questões de grande monta, somente Deus poderia intervir (lupi 2009). A partir desta pratica e da teoria de Marx, pode se concluir que: A) A religião sustenta uma economia capitalista, pois leva o povo a se submeter aos sistemas exploratórios B) A superação da religião é necessária para uma conquista politica de inclusão social dos mais pobres C) as práticas religiosas não tem qualquer relação com o sistema econômico D) as religiões operam seus rituais em todos os meios humanos, Ricos e Pobres tem necessidades diferentes, mas se igualam nas necessidades religiosas E) praticas religiosas são necessárias para suprir as dificuldades instauradas pelo sistema econômico, que, incapaz de fazer superar as misérias, propicias e expansão de uma religião compensatória.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Ao analisarmos o texto, fazendo uma conjuntura política e histórica, veremos que a religião sempre esteve presente no percurso da sociedade, servindo, muitas vezes, como forma de consolo e de devoção por dias melhores.

Logo, quando observamos as alternativas expostas na questão, temos que a letra “A” está falseada pelo fato de que, a religião, mesmo que participe de uma suposta exploração, seria apenas um elemento simbólico. Já a letra “B” está verdadeira, pois, nos ideais de Marx, a religião prejudicava o povo, sendo até chamada de “ópio das massas”, fazendo com que o capitalismo só seria derrubado se as superstições também fossem. Contudo na letra “C”, o erro está no fato de que o texto trata de forma contrária ao colocado na alternativa, enquanto que na letra “D”, o problema está no fato de que os ricos não realizam os mesmos esforços religiosos que os pobres. Por fim, a letra “E” está errado porque Karl Marx se mostrava contrário a essas práticas.

Logo, a resposta correta é a letra “B”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais