Buscar

Durante a rotina de um hospital de grande porte, o médico solicitou um exame de fezes; no laboratório ao realizar esse exame o clínico observou a

Durante a rotina de um hospital de grande porte, o médico solicitou um exame de fezes; no laboratório ao realizar esse exame o clínico observou a presença abundante de cistos e os descreveu como: “Alguns são esféricos outros são ovais, medem de 8 a 20 μm de diâmetro. No citoplasma contém corpos cromatoides escuros e os núcleos variam de 1 a 4 com cromatina distribuída igualmente”. De acordo com a descrição dada pelo clínico e a afirmação de que se trata de um cisto, qual parasitose o indivíduo apresenta?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Giardia lamblia é um organismo anaeróbico unicelular do intestino delgado do homem e de outros mamíferos (principalmente primatas e porcos), responsáveis pela giardíase. A forma quiescente, presente em alimentos e água contaminada por matéria fecal, mas também em riachos e lagos montanhosos, de onde pode ser absorvida pela ingestão no organismo hospedeiro, é composta por cistos rígidos, ovais, de cerca de 11-15. µm x 7-10 µm), equipado com 4 núcleos. Os cistos são protegidos por uma parede externa de 0,3-0,5 µm de espessura, formada por uma camada externa de refração composta por uma rede de filamentos de 7 a 20 µm de comprimento e uma camada interna composta por duas membranas.

A forma vegetativa consiste em trofozoítos de simetria bilateral com pequena aparência de pêra, 10-20 µm de comprimento e 5-10 µm de largura. Na face ventral existem quatro pares de flagelos (anterior, posterior, caudal e ventral) e um disco ventral, bem como um ou dois corpos medianos em forma de garra. Os dois núcleos são desprovidos de nucléolos e circundados por discos adesivos similares aos óculos. O disco ventral adere à mucosa intestinal do hospedeiro, do qual assume nutrição por pinocitose.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais