Buscar

o que é um cordel?

💡 3 Respostas

User badge image

Billy José Oliveira Reis

Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome.

Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados.

Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.

 

fonte:https://www.significados.com.br/cordel/

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A literatura de cordel é um gênero feito fonte popular em verso e ambos escritos e orais. Recebe esse nome porque foi distribuído nas chamadas " folhas de corda ", folhetos impressos e exibidos para venda em varais de corda. Eles tiveram sua origem na Península Ibérica , sendo exportados pelas colônias da Espanha e Portugal , e se enraizando de maneira especial no Brasil. Eles narravam temas populares elementares, de eventos cotidianos a episódios históricos, lendários ou religiosos.

As "folhas de corda", irmãos dos romances e os dísticos dos cegos, são escritos com rimas românticas e muitas vezes ilustradas com xilogravuras . As estrofes mais comuns são dois, seis ou dez versos, que foram recitados ou cantados por vendedores no recinto da feira, de cidade em cidade.

Ocasionalmente acompanhados por instrumentos como zanfona , violino, vihuela ou pequenos acordeões , seus representantes costumavam ser mendigos cegos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais