Buscar

Sabendo que que os pontos obtidos por diferentes candidatos em um concurso apresenta média igual a 100 pontos e desvio padrão igual a 20 pontos.

Sabendo que que os pontos obtidos por diferentes candidatos em um concurso apresenta média igual a 100 pontos e desvio padrão igual a 20 pontos. Suponha que a banca examinadora deseja estabelecer a nota de corte de modo que os 20% melhores candidatos sejam classificados. Assinale a opção que indica a nota que a banca deve estabelecer como classificação neste concurso: Escolha uma: a. 120 b. 16 c. 116 d. 100

💡 10 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Deseja-se estabelecer uma nota de corte que classifique os 20% com maiores notas no concurso. Supondo que os dados sigam uma distribuição normal de média \(\mu=100\) e desvio padrão \(\sigma=20\), devemos encontrar a nota de corte \(x\) do concurso. Para isso vamos encontrar o ponto \(z\) na distribuição normal padrão que corresponda a probabilidade \(P(z\leq y)=0,8\), sendo \(y=\dfrac{x-\mu}{\sigma}\). Utilizando a tabela da distribuição normal, encontramos \(y=0,84\), logo \(x=0,84\cdot20+100=116,8\).

Dessa maneira, a banca deve estabelecer uma nota de 116 pontos para o concurso, sendo a alternativa correta a letra C.

2
Dislike0
User badge image

Danny Pionti

Deseja-se estabelecer uma nota de corte que classifique os 20% com maiores notas no concurso. Supondo que os dados sigam uma distribuição normal de média μ=100 e desvio padrão σ=20, devemos encontrar a nota de corte x do concurso. Para isso vamos encontrar o ponto z na distribuição normal padrão que corresponda a probabilidade P(z≤y)=0,8, sendo y=x−μσ. Utilizando a tabela da distribuição normal, encontramos y=0,84, logo x=0,84⋅20+100=116,8.

Dessa maneira, a banca deve estabelecer uma nota de 116 pontos para o concurso.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais