Buscar

Como foi a descoberta pelos gregos da filosofia

💡 3 Respostas

User badge image

Nathanielli Carvalho

A Filosofia, como conhecemos hoje, ou seja, no sentido de um conhecimento racional e sistemático, foi uma atividade que, segundo se defende na história da filosofia, iniciou na Grécia Antiga formada por um conjunto de cidades-Estado (pólis) independentes. Isso significa que a sociedade grega reunia características favoráveis a essa forma de expressão pautada por uma investigação racional. Essas características eram: poesia, religião e condições sociopolíticas.

Costuma-se dividir a Filosofia Grega em quatro períodos:

a) Período pré-socrático – do século VII ao século V a.C. Caracterizado pela investigação acerca da physis e pelo início de uma forma de argumentar e expor as ideias;

b) Período socrático – do final do século V ao século IV a.C. Caracterizado pela investigação centrada no homem, sua atividade política, suas técnicas, sua ética. Também considerado o apogeu da filosofia grega;

c) Período pós-socrático – do século IV ao século III a.C. Caracterizado pela tentativa de apresentar um pensamento unificado a partir de diversas teorias do passado. Interessava em fazer a distinção entre aquilo que poderia ser objeto do pensamento filosófico.

d) Período helenístico ou greco-romano – do século III a.C. ao século VI d.C. Engloba o período do Império Romano e dos Padres da Igreja. Trata-se das relações entre o homem, a natureza e Deus.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Inicialmente, temos que os gregos, na Grécia Antiga, foram os iniciadores daquilo que viria a ser denominado de filosofia, além de serem responsáveis por uma ova visão acerca do mundo.

Dessa forma, temos que a descoberta da filosofia ocorreu em um período em que se estudavam os mitos, suas origens e seu respectivo desenvolvimento, em que tinha o objetivo de tornar compreensível o surgimento de todas as coisas.

Contudo, a partir do momento em que essa técnica de explicação não conseguiu ser suficiente e, nesse momento surge a filosofia, a qual tentou ser uma forma de conhecimento que fosse capaz de explicar as mais diversas mudanças que ocorriam na natureza, fazendo com que os mitos entrassem em desuso, pois, não conseguia dar conta da explicação da realidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais