Buscar

como avaliar o desenvolvimento dessas competências na formação do educador atual?

Partindo do conceito de ‘práxis’ (atividade material, transformadora e orientada para a consecução de finalidades – Marx e Engels),  como pressuposto de que existe um novo conceito de competência, que, embora apresentado como universal, inclusive no discurso pedagógico oficial, refere-se a uma modalidade específica de trabalho: o reestruturado, que demanda forte articulação entre as dimensões psicomotora, cognitiva e afetiva (fazer, saber e ser), para o que o domínio dos conhecimentos científico-tecnológicos e sócio-históricos, adquiridos através de extensa, continuada e bem qualificada escolaridade, é fundamental; como avaliar o desenvolvimento dessas competências na formação do educador atual?

💡 3 Respostas

User badge image

Lu Martins

bla bla bla

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

De acordo com os conceitos trazidos para corrente do materialismo-histórico do XIX devemos sempre nos atentar para o que é prático, para o que é ativo e para o pode promover mudanças. Isto porque não basta fazer teorias ou mesmo conhecê-las, é necessário aplicá-las no mundo de forma a revolucionar e transformar a estrutura social em que vivemos.

Estas mudanças não se limitam aos pensadores ou cientistas, mas o educador contemporâneo deve observá-las e ser avaliado segundo estas mudanças e conceitos. Isto porque não basta que um educador domine o objeto de estudo, é necessário que ele consiga trazer este objeto de estudo para a realidade de seus alunos, fazendo com que o conhecimento se torne palpável e acessível. É necessário também que o educador entenda o lugar dos seus alunos e apresente noções de estruturação social e consciência de classe, já que isso promove mudança tanto de foro íntimo quanto de foro público.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais