Buscar

Qual a importância dos espaços livres para as crianças e o impacto do emparedamento na infância?

💡 4 Respostas

User badge image

Lara Leges

Estudos recentes apontam que ambientes ricos em natureza, incluindo as escolas com pátios e áreas verdes, praças, parques e espaços livres para o brincar, ajudam na promoção da saúde física, mental e no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, motoras e emocionais das crianças. ‘Desemparedamento da Infância: a Escola como Lugar de Encontro com a Natureza’

0
Dislike0
User badge image

Aline Albuquerque

"O aprendizado, o desenvolvimento escolar e a socialização dependem de espaço físico adequado e onde crianças possam passear, brincar e correr". O fenômeno "emparedamento da infância" ocorre muitas vezes pela violência ou pela rotina atarefada da família que deixa boa parte das crianças que frequentam a educação infantil em tempo integral cerca de dez horas por dia nas creches e pre-escolas, na maioria das vezes em espaços fechados. E isso está se acentuando cada vez mais.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Muitos teóricos da educação vem estudando cada vez mais a relação entre a aprendizagem e o espaço escolar, mais do que isso, eles tentam entender o que o espaço escolar significa. Há, desde a modernidade, uma estrutura da escola muito rígida e limitada, em que os alunos desde cedo estão dentro de uma sala de aula e ali permanecem por horas, saindo por apenas alguns minutos de intervalo ou poucas atividades exteriores. Este modelo muitas vezes pe comparado ao modelo de uma fábrica, já que ps alunos são condicionados a ficarem em um mesmo lugar por muito tempo.

Entretanto, esta limitação não é nada favorável ao ensino e aprendizagem dos alunos. A infância possui características muito próprias, como viver da brincadeira, de coisas lúdicas, em um espaço aberto. Negar estas coisas às crianças prejudicam a sua formação e limitam sua capacidade de desenvolvimento intelectual em vários níveis. Pensar em um espaço aberto é importante tanto para a criança quanto para seu desenvolvimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais