Buscar

Quis são as grandezas escalares

💡 4 Respostas

User badge image

Layon Joao

São grandezas escalares: Tempo, Temperatura, Volume, Massa, Trabalho de uma Força, etc. Aquelas que necessitam de uma direção e um sentido, além do valor numérico e da unidade de medida, são chamadas de grandezas vetoriais. As grandezasvetoriais são representadas por vetores.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Nas ciências exatas existem grandezas escalares e vetoriais. Como exemplos de grandezas escalares, temos tempo, temperatura e volume, enquanto que, para as grandezas vetoriais, os exemplos principais são velocidade, aceleração, força e campo elétrico.

Uma grandeza escalar é completamente caracterizada por seu valor numérico e sua unidade de medida e, para exemplificar, quando dizemos que a temperatura é de \(30°\), não restam dúvidas acerca da temperatura.

Uma grandeza vetorial, além do módulo, precisa de um sentido e uma direção para ser caracterizada, ou seja, é representada por um vetor. Por exemplo, quando queremos especificar uma força, além de dizer a magnitude, precisamos falar a direção e o sentido em que a força é aplicada.

Portanto, uma grandeza escalar é uma grandeza representada por um número e sua unidade de medida e, uma grandeza vetorial, é representada por um vetor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais