Buscar

Alguém aqui tem um resumo da reforma protestante?

💡 3 Respostas

User badge image

Gabriel Ribamar

 

INÍCIO DA REFORMA
- Venda de indulgências / Simonia / condenação da usura / Nicolaismo - desrespeito ao celibato clerical. Uma Igreja com muitos erros.
- Lutero - Pioneiro da Reforma Religiosa.
- 1517 - 95 teses de Lutero -
Crítica as práticas da Igreja e ao próprio Papa.
- 1521 - Dieta de Worms - Lutero é convocado por Carlos V para negar suas ideias, se recusa e é excomungado.
- Acolhido por parte da Nobreza (interessada na redução de poder da Igreja), Lutero se preocupa na tradução da Biblia.

RELIGIÃO LUTERANA
- Em 1530, na Confissão de Augsburgo, funda a Igreja Luterana com os seguintes princípios:
Salvação pela fé / Livre Leitura da Bíblia / Supressão do Clero Regular, do Celibato e das imagens religiosas / Manutenção do Batismo e a Eucaristia / Utilização do alemão / submissão da Igreja ao Estado

- Com sua religião atrai grande parte da nobreza alemã, interessada em reduzir a influência da Igreja, por isso seu acolhimento.

 

GUERRA CIVIL
- Movimento Anabatista - Líder Thomas Muntzer. São massacrados pelos Nobres em 1525.
- 1529 - Dieta de Spira - Carlos V convida os nobres alemães para restringir a religião. Um grupo de seguidores de Lutero protesta quanto essas restrições. Passam a ser chamados de Protestantes.
- Em seguida Guerra Civil na Alemanha, de 1530 a 1555, que só foi resolvida pela Paz de Augsburgo, estabelecendo o princípio "cujus regio ejus religio" - "cada príncipe com sua religião."

 

JOÃO CALVINO
- Princípio da Predestinação Absoluta / os homens estão sujeitos à vontade de Deus / o sinal da graça divina estaria em uma vida plena de virtudes ligadas ao trabalho.

- Crítica as imagens / admitia eucaristia e o batismo / Bíblia é a base da religião. Calvinismo se expande mais pela Europa por atender os interesses burgueses.

HENRIQUE VIII E A IGREJA ANGLICANA
- Pretexto para romper com a Igreja foi a recusa da Igreja em anular seu casamento com Catarina de Aragão.

- Em 1534 - Ato de Supremacia - criação da Igreja Anglicana - confiscou as terras dos membros da Igreja. Igreja Anglicana similar aos preceitos da Igreja Católica na doutrina e cerimonial. 

 

CONTRA REFORMA 
- 1534 - Cia. de Jesus - expansão da Fé para África / Ásia / América – projeto de catequese indígena

 

- Em 1542, Concílio de Trento. Proíbe a venda de indulgências / Cria Escolas para a formação de eclesiásticos. / Fortalece o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. / Criado o ìndex – lista de livros proibidos.

 

 

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Reforma Protestante foi um movimento de ordem religiosa que se iniciou na Europa Central, no século XVI.

A Reforma Protestante consistiu no rompimento dom a unidade do Cristianismo no Ocidente. A mesma se iniciou em 31 de outubro de 1517 quando Martinho Lutero estabeleceu na porta da igreja do Castelo as 95 teses que criticavam certas práticas da Igreja Católica. A principal crítica eram as indulgências, que consistiam numa vendo do perdão aos pecados.

Sobre esse assunto, vale ressaltar do ponto de vista filosófico que, a discussão de Lutero em torno da "regra de fé" é importante, pois questiona o era imposto pela igreja católica na época e incentiva o conhecimento científico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais