teoria da literatura I

Ao elucidar as categorias que compõem o discurso literário, o teórico Tzvetan Todorov distingue o discurso narrativo da história, visto que a primeira se refere à estrutura textual presente na obra literária, enquanto a segunda diz respeito à ordem cronológica dos fatos apresentados. Tal distinção repercutiu na obra do crítico literário Boris Tomachevski, que apresenta a distinção entre fábula e trama. Com base nas definições apresentadas por Tomachevski, pode-se afirmar:

a )O termo Fábula aponta para a ordem cronológica dos fatores presentes no universo do texto, enquanto a Trama ocupa-se da ordem dos fatores como são apresentados no discurso.

 

b )A expressão Fábula correlaciona as funções das personagens na narrativa às características antropomórficas apresentadas por elas, à medida que a Trama direciona o leitor para compreensão da moral apresentada ao fim do conto.

c )A Fábula constitui os acontecimentos da obra segundo a ordem em que aparecem no texto, e a Trama é a ordem cronológica e causal dos acontecimentos.

d )Fábula encerra o gênero literário que apresenta características de caráter educativo, muito presentes na literatura infantil, enquanto Trama se refere à estrutura de elementos que formam a rede de acontecimentos presentes na narrativa literária.

e )Fábula se relaciona com o enredo da narrativa e nas justificativas para que a ordem de eventos seja apresentada como tal, ao passo que Trama diz respeito à base da narrativa e como os acontecimentos são dispostos em sequência temporal.

Disciplina:Teoria da Literatura II1.519 materiais