Buscar

Quais as principais diferenças entre a teoria de Lacan e de Freud?

💡 4 Respostas

User badge image

Luiz Henrique

Não sei

0
Dislike2
User badge image

Caue Campos

Lacan se dizia freudiano. Opunha-se, com tal declaração, às psicoterapias de base analítica, e principalmente a toda corrente de pensamento que se desenvolveu a partir dos trabalhos de Anna Freud, nas décadas de 1940-1950, sobretudo nos EUA, que se chamou ego psychology. Essa linha de orientação considerava a análise do ego e dos seus mecanismos de defesa prioridades do trabalho analítico, visando com isso a um possível reforço egóico que possibilitaria ao indivíduo lidar melhor com seus impulsos e com as frustrações causadas pelo meio externo.

A crítica lacaniana fundamental sobre esse posicionamento é que, ao privilegiar os aspectos adaptativos do ego, seus autores foram se afastando mais e mais dos fundamentos da psicanálise e conferindo a sua prática um caráter quase comportamental, já que sua meta apontava para a adequação do indivíduo aos valores sociais vigentes.

Fazendo contraponto a esse posicionamento que desvirtuava a psicanálise de seus propósitos originais, Lacan elaborou sua teoria sobre a proposta básica de um retorno a Freud, inclusive ao Freud da primeira tópica, da teoria do inconsciente, de suas formações, de seus mecanismos de funcionamento e expressão, conceitos negligenciados por muitos dos pós-freudianos. De certo modo, Lacan os resgatou ao lançar mão da linguística, do estruturalismo, da topologia e de outros instrumentais teóricos de seu tempo para desenvolver uma releitura e uma reordenação dos conceitos fundamentais da psicanálise.

http://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/psicanalise/psique09.htm

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Lacan propôs uma reinvenção da psicanálise. O lugar do inconsciente é o lugar da linguagem. O inconsciente se estrutura na própria linguagem. Mas nem tudo do desejo parte da linguagem. Para Lacan existe uma tensão entre o que é real e o que a linguagem consegue expressar do real. A fala não revela, ela esconde e oculta. Lacan inverte o caminho feito por Freud, tratando a neurose a partir da psicose, entendendo que a psicose está além do simbólico, está no campo real.

Freud vê a cura na fala. A fala revela aquilo que o consciente esconde. Freud parte da neurose (pelo simbólico) para tratar a psicose.A primeira diferença que podemos perceber entre Freud e Lacan é sobre o aparelho psíquico. Freud estabelece o aparelho psíquico em ego, superego e id. Diferentemente de Lacan, onde as instancias psíquicas são o imaginário, o simbólico e o real. O que Freud chama histeria, para Lacan é laço social. O traço do real é a angústia. O desconhecimento do nosso desejo é neurose.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais