Buscar

Quais as diferenças entre neurose, psicose e perversão?

💡 4 Respostas

User badge image

Caue Campos

Neurose: Uma cisão, um corte, uma divisão consigo mesmo. Nesse estado a consciência está estagnada. O sujeito sofre, mas não sabe porque sofre. Logo, a neurose é uma tentativa inconsciente de cura, em que houve uma falha na relação compensatória. Essa unilateralidade da consciência gera um colapso, e consequentemente, a neurose com seu sintoma.

Psicose: Enquanto que na neurose o sujeito ainda tem algum "controle" sobre si mesmo, a psicose é a "loucura" propriamente dita. O psicótico nao reconhece as regras, o que afeta sua capacidade de julgamento. Nos casos da esquizpfrenia, o ego se fragmenta e toda ordem de valores desaparece

Perversão: A busca pelo prazer.O sujeito sabe que existem as regras, mas tende a quebrar. Nesta, há características impulsivas e manipuladoras. A canalização do prazer é direcionada para algo fora do comum (pedofilia, zoofilia..)

1
Dislike0
User badge image

Igor Lima

A personalidade é algo complexo, que começa a ser formado nos primeiros anos de vida e que vai sofrendo alterações com o passar do tempo, fruto da experiência e da convivência. Essas mudanças podem ser positivas e negativas, e algumas delas serem desencadeadas por problemas psicológicos.

Mas atenção! É importante saber entender as diferenças entre as características e a estrutura de uma personalidade. As primeiras seriam as mais moldáveis, e a última a parte mais difícil de alterar. A psicologia contempla três estruturas de personalidade: neurose, psicose e perversão. Entenda. 

Mesmo para os que estão familiarizados com os termos, é provável que coexistam diversas dúvidas sobre o que realmente querem dizer. Os três conceitos são usados para descrever cada uma dessas estruturas e quais sintomas e transtornos mentais podem ser manifestados dentro de suas particularidades quando adoecidas. Neste artigo explicaremos essas diferenças e como tratá-las.

O que é neurose?

A neurose é uma estrutura da personalidade que está intimamente ligada à angústia. A pessoa consegue manter um pensamento racional e distinguir o certo do errado. Ela tem a necessidade de seguir as normas e fazer aquilo que é correto, sentindo-se culpada quando não consegue cumprir com essa expectativa.

As atividades normais do dia a dia da pessoa não se vêm afetadas pela estrutura neurótica, porém a pessoa não consegue resolver de forma satisfatória esses conflitos internos. Quando foge à regra, precisa justificar seu comportamento, e para isso recorre a argumentos que falem de merecimento ou necessidade. Mesmo assim, não consegue se sentir aliviada.

Na neurose, a culpa e a ansiedade andam de mãos dadas. Segundo especialistas, a forma como a pessoa lida com essa ansiedade é o que a encaixa em um dos três tipos de neurose: a fóbica, a histérica e a obsessiva. A neurose é a estrutura de personalidade mais comum e saudável. Quando ocorre a somatória de inúmeros fatores que favorecem a manifestação de um transtorno mental, estas manifestações possuem um bom prognóstico de tratamento e podem incluir transtornos de humor e ansiedade. 

O que é psicose?

A psicose é uma estrutura da personalidade que prejudica a percepção e o pensamento da pessoa, afetando sua capacidade de julgamento. Diferentemente do neurótico, o psicótico não reconhece as regras ou mesmo que as reconheça se sente indiferente a elas, nem respeita as normas estabelecidas. Por ser isento de culpa ou ansiedade, é possível que seja capaz de distinguir o certo do errado, mas por se colocar sempre em primeiro lugar e não possuir capacidade empática, tende a seguir o que considera bom para si, independentemente de "certo ou errado" dentro da sociedade ou comunicade em que está inserido. 

Esse tipo de estrutura de personalidade costuma estar associada a transtornos psíquicos mais graves e crônicos. Quando ocorre um surto psicótico, é comum que haja alucinações e medo paranóico. Seus sintomas são mais intensos e persistentes, afetando negativamente a rotina e crítica da pessoa, como ocorre na manifestação da esquizofrenia. 

Alguns especialistas ressaltam que é uma das estruturas de personalidade mais perigosas, porque os psicóticos são capazes de ações extremas sem mostrar qualquer remordimento. Quando o indivíduo é muito inteligente, todo esse potencial é utilizado para manipular, controlar e para submeter aqueles que estão a seu redor. Na manifestação de transtornos mentais desta estrutura pode-se mencionar: sociopata, desvio de caráter e esquizofrenia. 

O que é perversão?

A perversão é uma estrutura de personalidade na que a busca pelo prazer é constante. A pessoa sabe que existem normas, são capazes de reconhecê-las, mas tendem a transgredi-las.

No lugar de sentir culpa ou remordimento, o perverso costuma desfrutar desses momentos, não mostrando quaisquer sinais de ansiedade. Ao contrário, a ansiedade somente aparece nos momentos em que deseja transgredir e não consegue.

O perverso costuma materializar seu desejo de perturbar a ordem natural das coisas, as normas estabelecidas, por meio de dois grandes grupos de comportamento: a perversão sexual e a perversão social. É natural reunirem características exibicionistas e descaradas, sendo impulsivas e manipuladoras. A canalização de seu prazer é direcionada a algo que destoa do comum, considerado o movimento saudável da estrutura neurótica - parceiro, família, realização pessoal - para algo perverso e desejos fora do padrão. Podemos mencionar: pedofilia, zoofilia, entre outros.  

1
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

A neurose é um quadro de transtorno de ordem mental, emocional, afetivo e de personalidade, mas menos severo que a psicose. Pessoas neuróticas demonstram um certo tipo de exagero comportamental diante de determinadas experiências ou circunstâncias. A psicose é caracterizada por um estado patológico causada por doença mental específica como esquizofrenia, distúrbio bipolar ou depressão severa, mas também pode ser desencadeada com o uso de drogas e álcool, efeito colateral de alguns medicamentos, tumor cerebral ou por experiência traumática. São sintomas da psicose a perda de contato com a realidade, a presença de delírios e alucinações, fala rápida, confusa e repetitiva e a perda da linha de raciocínio. A perversão é uma perturbação que inclui a percepção distorcida da realidade e os comportamentos desviantes na área sexual, que podem ser de caráter anormal, repulsivo ou compulsivo.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais