Buscar

O que é controle de inconstitucionalidade?

💡 2 Respostas

User badge image

Luis Felipe Miranda

Olá, Rita! Na verdade, o termo correto é Controle de Constitucionalidade, que, de forma sucinta, pode ser compreendido como a verificação da validade das normas face à Constituição. Tal controle decorre do princípio da supremacia da Constituição, consubstanciado na ideia de hierarquização das normas, estando a Constituição, enquanto norma fundamental, no topo da pirâmide, daí porque todas as demais normas devem ser compatíveis com ela. Uma vez que alguma norma seja editada sem obedecer os ditames constitucionais, tal norma poderá ter sua validade (constitucionalidade) questionada pelos diversos meios existentes, como, por exemplo, através da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). 

O conceito está dado, conforme questionado. Discorrer sobre todo o tema tomaria inúmeras páginas, ante a complexidade do mesmo, já que há detalhes em abundância, como quem realiza tal controle, quem são os legitimados para propor as ações constitucionais de controle de constitucionalidade, os efeitos das decisões, etc. 

Espero ter ajudado! (:

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Controle de inconstitucionalidade é, na verdade, o controle de constitucionalidade, que se traduz como o mecanismo de verificação da constitucionalidade de determinada lei ou ato normativo, devendo ser verificada e corrigida qualquer eventual lesão de direitos fundamentais previstos na Constituição, com vistas à preservação da supremacia da Constituição em relação a possíveis arbitrariedades emanadas do legislador.

É de se observar que, em que pese competir tipicamente ao Judiciário a verificação da adequação de determinada norma às regras previstas na Constituição, tanto o Legislativo quanto o Executivo são autorizados a realizar tal controle.

Ao Judiciário cabe o controle de constitucionalidade de lei ou ato normativo depois de sua promulgação; isto é, o Poder Judiciário deve atuar no controle repressivo. De outro lado, tanto o Executivo quanto o Legislativo deverão realizar o controle de constitucionalidade de projetos de leis e decretos, devendo fazê-lo de forma preventiva.

O controle repressivo do Judiciário se dá no exercício de sua função típica, expurgando do ordenamento jurídicos as leis que violem a Constituição. Já o controle preventivo, exercido antes da entrada em vigor da lei, deverá ser exercido tanto pelo Legislativo (comissões de constituição e justiça) quanto pelo Executivo, representado pelo poder de veto.

Esse controle se faz necessário porque nenhuma lei ou ato normativo pode subsistir se contrário à Constituição. Vale dizer: lei inconstitucional é nula de pleno direito, de modo que todos os Poderes são incumbidos de garantir que atos normativos inválidos sejam postos à sociedade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais