Buscar

QUESTÃO: DIREITO DO TRABALHO

Felipe, auxiliar administrativo, completou 18 anos e pretende se alistar como eleitor; Silmara, recepcionista, necessita ausentar- se do emprego para acompanhar consulta médica de seu filho de 5 anos de idade; Gerson, gerente, pretende acompanhar sua esposa grávida em consulta médica pré-natal. Considerando que todos são empregados, pela lei vigente, é correto dizer que podem faltar ao serviço, sem prejuízo do salário, considerando-se interrupção do contrato de trabalho, pelos seguintes períodos, respectivamente, por

  • A. até 5 dias consecutivos ou não; por 3 dias por ano e até 3 dias.
  • B. até 3 dias consecutivos ou não; por 2 dias por ano e até 2 dias.
  • C. até 2 dias consecutivos ou não; por 1 dia por ano e até 2 dias.
  • D. até 2 dias consecutivos ou não; por 2 dias por ano e até 3 dias.
  • E. até 2 dias consecutivos ou não; por 1 dia por ano e até 5 dias.

💡 2 Respostas

User badge image

Pedro Mercadante

Resposta Correta: Letra C

A Consolitadação das Leis do Trabalho, em seu artigo 473 estabelece os hipóteses em que o empregado poderá  dexiar de comparecer ao serviço sem prejuízo em sua remuneração. 

Segundo o inciso V, do artigo 473, da CLT, conjugado com o artigo 48 do Código Eleitoral, Felipe poderá se ausentar do serviço em até 2 (dois) dias para se alistar como eleitor.

Quanto a Silmara, o inciso XI, do artigo 473, da Consolidação das Leis do Trabalho estabelece que, poderá se ausentar por 1 (um) dia por ano para acompanhar filho de até 6 (seis) anos em cinsulta médica. 

Por fim, Gerson, em observância ao inciso X, do artigo 473, da CLT, poderá não comparecer ao trabalho por até 2 (dois) dias, para acompanhar as consultas médicas de sua esposa, ou companheira, no período de gravidez. 

 

 

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais