Buscar

A Lei Maria da Penha também pode ser aplicada em caso de união homoafetiva e transexual??

💡 3 Respostas

User badge image

Adriana Levandoski

Cito o art. 5º da lei Maria da Penha (11.340/06):

"Art. 5º (…)

II – no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa. (…)

Parágrafo único. As relações pessoais enunciadas neste artigo independem de orientação sexual." (BRASIL, 2006).

Assim, considerando que a lei Maria da Penha explicitamente reconhece a proteção a toda e qualquer família por laços naturais, por afinidade ou por vontade, independentemente da orientação sexual, não se pode afastar a aplicação desta lei e muito menos negar a nova tendência da família baseada na afetividade, visto que, a convivência entre pessoas e pela reciprocidade de sentimentos deve seguir uma proteção isonômica.

1
Dislike0
User badge image

Onésimo Ximenes

Correto

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A lei 11.340/06 Lei Maria da Penha dispõe no parágrafo único do artigo 5º que:  "As relações pessoais enunciadas neste artigo independem de orientação sexual". Dessa maneira verifica-se que pode sim ser aplicado na relação entre lésbicas desde que presente a vulnerabilidade. Já quanto aos Travestis e Transexuais os tribunais ainda não são assentes nesse entendimento, porém, há casos em que a lei ora mencionada já foi aplicada aos Transexuais, sendo que, a aplicação para essas pessoas poderá brevemente será pacificada. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais