Buscar

o que é cientificismo?

💡 4 Respostas

User badge image

Milena Bento

Doutrina filosófica que afirma ser a ciência superior a qualquer outro outro ou conhecimento usado para compreender a realidade. Doutrina filosófica que considera definitivos os conhecimentos científicos.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O cientismo é uma ideologia que promove a ciência como o único meio objetivo pelo qual a sociedade deve determinar valores normativos e epistemológicos.

O termo cientificismo é geralmente usado criticamente, apontando para a aplicação cosmética da ciência em situações injustificadas, não passíveis de aplicação do método científico ou de padrões científicos similares.

Na filosofia da ciência , o termo cientificismo freqüentemente implica uma crítica das expressões mais extremas do positivismo lógico e tem sido usado por cientistas sociais como Friedrich Hayek, filósofos da ciência como Karl Popper , e filósofos como Hilary Putnam e Tzvetan Todorov para descrever (por exemplo) o endosso dogmático da metodologia científica e a redução de todo conhecimento apenas àquilo que é medido ou confirmatório. Mais geralmente, o cientificismo é frequentemente interpretado como ciência aplicada "em excesso".

1
Dislike0
User badge image

Fabiana Santos Alves

Cientificismo é constantemente utilizado como sinônimo de dogma, doutrina. Teoria amplamente difundida como única forma de se conhecer o mundo e expandir o universo tecnológico. Esse pensamento tornou-se pejorativo, quando críticos sob o viés de que o método científico estava espalhando seu ar obscuro e autoritário sobre outras áreas de estudo, sobretudo na compreensão filósofica.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais