Buscar

OAB 2013 - A respeito do recurso, um dos meios de impugnação das decisões judiciais, assinale a afirmativa correta.

  • O prazo será restituído em favor da parte, contra quem começará a correr novamente depois da intimação se, durante o prazo para interposição do recurso, falecer seu advogado e não houver outro advogado constituído nos autos.

  • B

    A decisão judicial que dispõe sobre os embargos à execução poderá ser impugnada por meio do recurso de agravo de instrumento.

  • C

    A desistência do recurso depende da anuência do recorrido e representa a extinção do processo.

  • D

    Os embargos de declaração interpostos em face de decisão judicial proferida em sede de Juizado Especial interrompem o prazo para o recurso.

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

GABARITO: QUESTÃO DESATUALIZADA.

Ao tempo da elaboração, o gabarito seria LETRA A, pois o CPC/1973 assim previa:

"Art. 507. Se, durante o prazo para a interposição do recurso, sobrevier o falecimento da parte ou de seu advogado, ou ocorrer motivo de força maior, que suspenda o curso do processo, será tal prazo restituído em proveito da parte, do herdeiro ou do sucessor, contra quem começará a correr novamente depois da intimação."

No entanto, com o advento do Novo CPC, a LETRA A se manteve correta, mas ao lado dela também é correta a LETRA D, pois a nova redação do art. 50, da Lei 9099, trazida pelo novo CPC é:

 "Art. 50.  Os embargos de declaração interrompem o prazo para a interposição de recurso"

Ao passo que o art. 1.004, CPC ratifica a opção A: "Art. 1.004. Se, durante o prazo para a interposição do recurso, sobrevier o falecimento da parte ou de seu advogado ou ocorrer motivo de força maior que suspenda o curso do processo, será tal prazo restituído em proveito da parte, do herdeiro ou do sucessor, contra quem começará a correr novamente depois da intimação."

Assim, atualmente a questão seria anulada, pela pluralidade de alternativas corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais