Buscar

Qual a diferença entre instruir e ensinar?O professor deve fazer uso da instrução e do ensino em qual momento?

💡 5 Respostas

User badge image

Debora Gonçalves Pereira

Instruir é ensinar como proceder algo e ensinar é transmitir seu conhecimento a alguém, praticamente a mesma coisa ambas devem caminhar juntas. A todo o momento o professor deverá fazer o uso dos mesmos pois instruir, ensinar é a didática de todo educador.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A palavra "educar", de acordo com o dicionário Priberan, significa "adquirir os dotes físicos morais e intelectuais para fundamentar a educação." A palavra deriva do termo latino educare que tem o significado de instruir e também de criar.

Por sua vez, através do mesmo dicionário Priberana palavra "instruir" quer dizer "fornecer ou obter informações ou esclarecimentos, ensinar a fazer algo". O termo derivado do latim “instruere" que quer dizer “equipar”, “fornecer informação”.

Tem-se ainda a palavra "ensinar" que significa indicar ou dar lições - também de acordo com o Dicionário Priberan. O termo derivado do latim insignare, traduzido como “marcar, assinalar, apontar indicar".

Apesar das semelhanças, tem-se que o termo ensinar é associado com um determinado objetivo e explanação para chegar no mesmo. Já instruir relaciona-se com um atividade extrínseca e rotineira para melhora de resultados. Já educar é uma extensão de ensinar, em que o educando entra em cena, absorvendo a informação ensinada, interpretando-a e realizando adequações para seu perfil para consolidar algo duradouro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais