Av - Práticas Inclusivas em Educação Física

A Educação Física na escola deve adotar uma forma distinta de ensino e específica para cada tipo de deficiência. Não é possível ensinar um cego da mesma forma que ensinamos um surdo ou um deficiente intelectual, da mesma forma, alunos em cadeiras de rodas também podem e devem usufruir das adaptações oferecidas por esse corpo de conhecimento. Enfim, os conceitos relacionados à Educação Física Adaptada devem ser conhecidos, compreendidos e aplicados para que todos os alunos com deficiência possam ser incluídos de forma adequada em todas as atividades. Diante dessa informação, correlacione as colunas abaixo:

1ª Coluna – Tipo de deficiência:

I. Deficiência Intelectual.

II. Deficiência Física.

III. Deficiência Visual.

IV. Deficiência Auditiva.

V. Síndrome de Down.

2ª Coluna – Estratégia:

(__) Falar sempre de frente para o aluno e falar devagar para permitir leitura labial; demonstrar as atividades; substituir sinais sonoros como apitos por bandeiras ou sinais luminosos.

(__) Evite atividades que possa causar danos a coluna cervical do aluno.

(__) Realizar atividades para desenvolver o domínio da cadeira de rodas, como deslocamentos variados e em diferentes velocidades, giros, empinar para trás, entre outros.

(__) Inicie com atividades simples aumentando o grau de dificuldade gradualmente. Além da instrução verbal, demonstre a atividade.

(__) Antecipar verbalmente as ações para não surpreender ou assustar o aluno; dirigir-se ao aluno chamando-o sempre pelo nome; o educador deve expressar suas emoções através de palavras em vez de gestos ou sorriso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente:


Alternativas:

  • a)

    V, IV, II, I e III.

  • b)

    III, I, IV, II e V.

  • c)

    II, V, I, IV e III.

  • d)

    I, IV, II, III e V.

  • e)

    IV, V, II, I e III.

    Alternativa assinalada

Disciplina:Pedagogia1.519 materiais