A maior rede de estudos do Brasil

Todas as decisões das Casas Parlamentares e do Congresso Nacional são tomadas no Plenário? Sim, não e porque?


2 resposta(s) - Contém resposta de Especialista

User badge image

Júnior Oliveira Verified user icon

Há mais de um mês

Nem sempre as decisões parlamentares são tomadas pelo Plenário das Casas Legislativas.

Isso porque o art. 58 da Constituição Federal, aplicável por simetria às demais Casas Parlamentares, prevê  a existência de comissões, que deverão, sempre que possível, respeitar a proporcionalidade de representação dos partidos políticos e/ou blocos parlamentares da Casa.

Esssas comissões podem ser permanentes, que subsistem através das legislaturas, e as temporárias, as quais são extintas ao fina de uma legislatura, podendo ser extintas tambem se atingido o objetivo a que se destinam ou se expirado seu prazo de funcionamento.

Em suma, as comissões legislativas podem discutir e votar projetos de lei que dispensem, na forma dos respectivos regimentos, a competência do Plenário, ressalvada a hipótese de recurso:


CRFB, Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas na forma e com as atribuições previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criação.
§ 1º - Na constituição das Mesas e de cada Comissão, é assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa.
§ 2º - às comissões, em razão da matéria de sua competência, cabe:
I - discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento, a competência do Plenário, salvo se houver recurso de um décimo dos membros da Casa;

 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos especialistas