Buscar

Considerando-se que o pagamento é espécie de adimplemento obrigacional pela via direta, em que a obrigação se extingue pela morte natural

Direito civil

💡 2 Respostas

User badge image

Robson Nery Pontes Wanderley

R: Tanto as obrigações como o contrato assumem hoje o ponto central do Direito Privado. Sendo apontados por muitos juristas como um dos mais importantes institutos jurídicos de todo Direito Civil.

Além de que as normas de Direito das obrigações ser aquelas aplicadas com maior frequência e, estão em maior quantidade, tanto nas relações diárias entre homens como também na atividade empresarial.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

A extinção clássica das obrigações se dá pelo seu admimplemento, ex vi do art. 304, CC/02:

Art. 304. Qualquer interessado na extinção da dívida pode pagá-la, usando, se o credor se opuser, dos meios conducentes à exoneração do devedor.

Parágrafo único. Igual direito cabe ao terceiro não interessado, se o fizer em nome e à conta do devedor, salvo oposição deste.

Em regra, as obrigações se transmitem aos herdeiros, até a força do montante herdado. Ou seja, nem sempre a "dívida morre com a pessoa", pois, se o de cujus deixar herença, esse monte responderá pelas dívidas deixadas.

De outro lado, porem, algumas dívidas são intransmissíveis. Estas são as oriundas das obrigações personalíssimas, que existem somente em razão da pessoa.

É exemplo desse tipo de obrigação a dívida alimentar. Vindo o alimentante a falecer, dar-se-á por extinta a obrigação, pois se trata de obrigação personalíssima e intransmissível.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais