Buscar

Questão 3\5 – Aspectos Biológicos na Educação Física

Questão 3\5 – Aspectos Biológicos na Educação Física
Leia o extrato de texto a seguir:
“A divisão celular é um ciclo que deve compreender em um grupo de processos que, uma célula tem que realizar para executar sua tarefa mais fundamental- copiar e transferir sua informação genética para a próxima geração de células.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARDOSO,R,S.[ET.al.]. Divisão celular http://www.biologia.seed.pr.gov.br\arquivo\File\PDF\divisão_mitose.pdf. Acesso 18 mar.2017.
A) A divisão celular é um processo que compreende somente a mitose.
B) A divisão celular é um processo em que os organismos unicelulares morrem.
C) A divisão celular pela mitose é um processo pelo qual uma célula se transforma em duas células filhas.
D) A cada divisão celular, as moléculas de DNA de cada cromossomo são triplicadas e distribuídas diferentemente entre as células filhas.
E) A divisão de uma célula em duas gera somente células filhas diferentes da célula mãe, em todos os aspectos.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Organismos crescem e se reproduzem através da divisão celular e, mais especificamente nas células eucarióticas, a produção de novas células ocorre como resultado de mitose e meiose. Esses dois processos de divisão nuclear são semelhantes, mas distintos. Ambos os processos envolvem a divisão de uma célula diploide, ou uma célula contendo dois conjuntos de cromossomos (um cromossomo doado por cada um dos pais).

Na mitose, o material genético (DNA) em uma célula é duplicado e dividido igualmente entre duas células, onde a célula divisora passa por uma série ordenada de eventos chamada ciclo celular. O ciclo celular mitótico é iniciado pela presença de certos fatores de crescimento ou outros sinais que indicam que a produção de novas células é necessária.

Por sua vez, a meiose é o processo pelo qual os gametas (células sexuais) são gerados em organismos que se reproduzem sexualmente, sendo que os gametas são produzidos em gônadas masculinas e femininas e contêm metade do número de cromossomos da célula original.

Portanto, está correta a alternativa C).

2
Dislike0
User badge image

Bruno Fernando

letra a 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais