Buscar

Sobre o conceito de hidrofílico e hidrofóbico

Qual toxina seria mais perigosa para uma célula, a que fosse hidrofílica ou hidrofóbica? Justifique sua resposta

💡 6 Respostas

User badge image

napoleao zeituni JR

Provavelmente uma substancia hidrofilica, pois por interagir com a água, um composto polar, logo a mólecula tambem é polar. Algumas interações entre enzimas e substrato se dão por atração eletrônica, ou seja, polaridade. Então é provavel que um certa substancia hidrofilica tambem possa interagir com uma enzima impossibilitando um sintese. Exemplo o glifosfato, principal composto encontrado no Roundup, é um composto polar que interage com a água - pede-se para dissolver a mistura (Roundup) em água e depois aplicar - e reage com a enzima ESPS do cloroplasto impedindo a sintese de aminoacidos aromaticos essencias: tirosina, fenilalanina e triptofano.  

1
Dislike0
User badge image

Sandrele Carla Santos

Acredito que a hidrofóbica (afinidade com compostos apolares, como os fosfolipídeos), pois a composição da membrana plasmática da célula permite que móleculas hidrofóbicas atravessem livremente sua dupla camada lipídica (isso devido ao folheto apolar composto pelas caudas dos fosfolipídeos), assim, uma toxina apolar (hidrofóbica) tem livre passagem pela barreira protetora da célula para gerar alteração internamente nessa célula.

Já toxinas polares precisam de um canal ou proteína carreadora, no geral, para atravessarem a membrana celular, mas, não basta ser apolar para usar essas proteínas carreadoras, é preciso ter afinidade com a proteína carreadora, portanto toxinas hidrofílicas não possuem livre passagem pela membrana, necessitando de algum receptor e sendo, teoricamente, menos perigosa que as hidrofóbicas.

Não sei se essa pergunta fala da entrada da toxina, mas para atuar na célula ela precisa acessá-la.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Por definição, os compostos hidrofílicos são aqueles que possuem afinidade com a água e conseguem interagir com a mesma. No geral são compostos polares que, por essa razão, conseguem interagir com os dipolos da água. Como exemplo cita-se o etanol.

Por sua vez, os compostos hidrofóbicos tratam-se de compostos que não consegue interagir com a água e que são insolúveis na mesma. No geral tais compostos são apolares e solúveis apenas em óleos e gorduras. Como exemplo cita-se ácidos graxos de cadeia longa.

Visto isso, a toxina de maior perigo para a célula são as do tipo hidrofóbica, pois elas conseguem adentrar com maior facilidade pela membrana plasmática das células.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais