Buscar

João augusto e jogador do Goiás e recebe R$10.000,00/mês, precisa cumprir uma carga horária de 40h de treino semana, porem como estamos em época de

João augusto e jogador do Goiás e recebe R$10.000,00/mês, precisa cumprir uma carga horária de 40h de treino semana, porem como estamos em época de campeonato todos os dias João realizando 2h extras e 6h de treino por 4 sábados. a) Qual o valor da hora de treino João augusto? b) Qual o valor ele recebe de hora extra, por final de semana? c) Qual o valor total João augusto vai receber somando salário mais hora extra?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

a) O valor da hora de treino de João Augusto será dada pela razão entre seu salário mensal de \(10.000\) reais e sua carga horária mensal (multiplicamos então, as \(40h\) semanais por \(4\)), sem contar o tempo extra devido aos campeonatos:


\[v = \dfrac{10.000 }{40 \cdot 4}\]


\[v = \dfrac{10000}{160}\]


\[v = 62,5 \ \ reais/ hora\]

b) Supondo que o valor pago em sua hora extra é igual ao valor pago por hora de treino, o valor ganho em um final de semana com \(6h\) de trabalho será dado pelo produto:


\[\eqalign{&v_{f} = 6h \cdot 62,5 \dfrac{reais}{h} \\& v_f = 375 \ reais}\]

c) Vamos, primeiro, calcular o valor total ganho nos fins de semana. Para isso, multiplicamos o valor \(v_f\) de um final de semana por \(4\), para totalizar um mês:


\[\eqalign{&v_{f-total} = 4 \cdot 375 \\& v_{f-total} = 1500 \ reais}\]

Vamos, também, calcular o valor ganho pelas \(2\) horas diárias de treino extra durante a semana. Para isso, multiplicamos tais \(2\) horas diárias por \(5\), o número de dias de trabalho em uma semana, e por \(4\), o número de semanas em um mês, para encontrarmos o tempo total extra trabalhado em um mês. Depois, multiplicamos pelo valor da hora de treino. Temos, então::


\[v_{extra-semana} = (2 \cdot 5 \cdot 4)h \cdot 62,5 \dfrac{reais}{h}\]


\[v_{extra-semana} = 2500 \ reais\]

O valor total ganho será, então, a soma de \(v_{f-total}, v_{extra-semana}\) e o salário mensal:


\[\eqalign{&v_{extra-total} = v_{f-total}+v_{extra-semana}+10.000 \\& = 1500+2500+10.000 \\& = 14000 \ reais}\]

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais