Buscar

Explique o desenvolvimento de mitose e meiose.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

As células que compõem os seres vivos possuem mecanismos de reprodução que são baseados na divisão e replicação do material genético. Esses mecanismos são a mitose e a meiose.

A mitose é o mecanismo responsável por replicar as células diploides, ou seja, as células não sexuais. Esse mecanismo ocorre por meio de quatro fases que são a prófase, a metáfase, a anáfase e a telófase. Na primeira fase, a carioteca desaparece para deixar o material genético exposto no citoplasma. Em seguida, os cromossomos começam um processo de condensação. Na segunda fase, os microtúbulos dispõem todos os cromossomos alinhados na região equatorial (central) da célula para, na terceira fase, ocorrer a separação das cromátides irmãs nos polos opostos da célula. Por fim, na quarta fase, ocorre a cisão da célula em outras duas diploides.

Já a meiose é o processo que gera quatro células haploides a partir de uma célula diploide original. Ela pode ser dividida em meiose I e meiose II onde, a primeira é análoga à mitose com a formação de duas células diploides a partir de outra célula diploide. Na meiose II ocorre a divisão de cada célula diploide em duas células contendo metade dos cromossomos da célula original.

Portanto, a mitose se desenvolve por meio da prófase, da metáfase, da anáfase e da telófase. Na prófase, ocorre a condensação dos cromossomo e o desaparecimento da carioteca para, na metáfase, os microtúbulos alinharem os cromossomos na região equatorial da célula. Feito isso, na anáfase, as cromátides irmãs migram para os polos opostos da célula. Assim, na telófase, ocorre a formação de duas células diploides por meio da divisão da célula original em duas. A meiose ocorre de forma análoga, porém as duas células diploides formadas sofrem outra divisão para formar células haploides.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais