Buscar

movimento operário brasileiro do inicio do seculo xx, oque se concluiu sobre esse movimento?​

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Na República Velha vivenciamos um processo de transformações econômicas responsáveis pela industrialização do país. Sendo assim, a organização dos operários no país esteve primeiramente ligada ao atendimento de suas demandas mais imediatas.

Contando com um grande discurso, chamavam os trabalhadores fabris a se junatem em associações que, futuramente, seriam determinantes no surgimento dos primeiros sindicatos. Com o decorrer dos anos, as reivindicações tiveram um volume maior e, com isso, as manifestações e greves teriam maior notoriedsade.

Nos primórdios do século XX, o Brasil possuia uma enorme quantidade de operário com mais de 100 mil trabalhadores, sendo a grande maioria moradores dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Foi nesse contexto que as reivindicações por melhores salários, jornada de trabalho reduzida e assistência social estiveram lado a lado com perspectivas políticas mais incisivas que lutavam contra a manutenção da propriedade privada e da burguesia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais